Orçamento projeto estrutural em Santo André
Engenharia que transforma
ideias em realidade

Orçamento projeto estrutural em Santo André com Solidez e Inovação em Projetos que transformam

A ENGENHARIA ESTÁ NO NOSSO DNA

A Vene Engenharia é um escritório especialista no desenvolvimento de projetos estruturais, que oferece soluções inovadoras agregando valor ao seu empreendimento, o parceiro ideal para sua construção. Visando sempre a excelência, entregamos projetos de qualidade e modernos, de forma ágil e segura, proporcionando economia de forma sustentável para sua obra.

+ 0
Anos de Experiência
+ 0
PROJETOS REALIZADOS
+ 0 mil
M² PROJETADOS

TRANSFORME SUAS IDEIAS

NOSSOS SERVIÇOS

solução perfeita para o sucesso do seu projeto

1-CONCRETO

PROJETO EM CONCRETO ARMADO, PROTENDIDO E PRÉ MOLDADO

O concreto é o material mais utilizado construção civil, com estruturas resistentes a vibrações, choques e ao fogo, além de ser um material de alta durabilidade, usando a combinação de aço e concreto.

2-ALVENARIA

Projeto em Alvenaria
Estrutural

Método no qual as paredes de alvenaria têm papel fundamental na sustentação e estabilidade da edificação, este sistema tem sido adotado em função da sua economia, rapidez e racionalização da construção.

ESTRUTURA

PROJETO EM ESTRUTURA METALICA E LIGHT STEEL FRAME

Método construtivo a seco, ou seja, utiliza uma menor quantidade de água, madeira e ainda reduz a emissão de poluição, além de poderem serem mais leves e resistentes.

4-AVALIAÇÃO-TECNICA-DE-PROJETO-–-ATP

AVALIAÇÃO TECNICA DE PROJETO – ATP

Serviços realizados antes, durante ou após a execução da estrutura, no sentido de garantir que os requisitos de qualidade e conformidade previstos nas normas pertinentes foram atendidos.

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário ou fale conosco por meio de um dos nossos canais!


Em busca de Orçamento projeto estrutural em Santo André, surpreenda-se no site da Vene Engenharia. Orce agora e ache uma equipe de funcionários de alta qualificação para te atender.

CONHEÇA MAIS DETALHES SOBRE UMA EMPRESA ESPECIALIZADA EM Orçamento projeto estrutural em Santo André

Quem procura por Orçamento projeto estrutural em Santo André, encontra na internet a Vene Engenharia com grande expressão de mercado quando o assunto é projeto de cobertura metálica e projeto, garantindo o que há de melhor na atualidade para seus clientes.

Quando falamos em Orçamento projeto estrutural em Santo André, mais do que apenas entregar, a empresa busca oferecer ótima qualidade e personalização para cada necessidade, detalhes que são deixados de lado por muitos estabelecimentos que não focam na fidelização do cliente.

Otimize seu tempo, entre em contato agora mesmo para um atendimento diferenciado sobre Orçamento projeto estrutural em Santo André. Nosso time é composto por profissionais certificados e esperam seu contato para melhor atendê-lo.

SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE UMA EMPRESA QUE REALIZA O Orçamento Orçamento projeto estrutural em Santo André

Quem busca por Orçamento projeto estrutural em Santo André, descobre o site da Vene Engenharia. Atuando com excelência em empresa especializada em estrutura metálica e empresa de construção civil em paraná, garantindo a satisfação da venda até a entrega final com foco total na qualidade.

Ainda falando sobre Orçamento projeto estrutural em Santo André, priorize empresas que tenham excelente custo-benefício e personalização para cada necessidade, características simples mas que mostram o comprometimento da organização com seus clientes.

Então, não deixe essa oportunidade passar, faça uma cotação agora mesmo com nossa equipe para um atendimento personalizado para Orçamento projeto estrutural em Santo André. Temos um time com especialistas em atendimento personalizado ao cliente, estamos aguardando a sua ligação para melhor atendê-lo.

QUANDO REQUERER O Orçamento projeto estrutural em Santo André

A consecução do Orçamento projeto estrutural em Santo André aplica-se a todo tipo de edificação, residencial ou comercial, de madeira ou concreto, de todos os portes. O primeiro item a ser considerado na realização do Orçamento projeto estrutural em Santo André é a segurança das pessoas. Além de garantir o menor custo para a obra, o cálculo estrutural é desenvolvido por um engenheiro especializado, que atesta a segurança da estrutura a fim de evitar patologias que podem surgir até mesmo em curto prazo e cujas manifestações podem aparecer desde o revestimento até o teto ou paredes.

Além de visar os menores custos com a obra, o cálculo estrutural fornecido pela Vene Engenharia também contempla a diminuição de valores gastos com as manutenções futuras. Com o Orçamento projeto estrutural em Santo André bem produzido, os riscos de problemas  com desperdícios são reduzidos e o cliente poderá executar a obra com mais agilidade, impactando de forma positiva nos valores.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO Orçamento projeto estrutural em Santo André

A elaboração de um Orçamento projeto estrutural em Santo André é necessária para todas as obras realizadas com esse sistema de construção. Os benefícios proporcionados pelo projeto são:

  • alto detalhamento nos desenhos elaborados para a obra;
  • garantia de uma construção racionalizada;
  •  fornecimento de todo material detalhado;
  • velocidade de execução;
  • redução considerável de desperdícios de material, mão de obra;
  • redução de até 15% do custo de toda estrutura.

O detalhamento dos desenhos elaborados no Orçamento projeto estrutural em Santo André é fundamental para que, durante toda a obra, a orientação seja clara e precisa. A precisão no prumo e no alinhamento das paredes é indispensável para esse tipo de construção, uma vez que as próprias paredes são a sustentação do edifício.

Um Orçamento projeto estrutural em Santo André é categorizado como sistema construtivo racionalizado. Isso se deve ao fato de que o planejamento assume grande importância para a construção, garantindo a sua viabilidade e reduzindo o desperdício de tempo e de materiais.

Para a garantia de todos esses benefícios, deve-se contar com o trabalho realizado por empresas e profissionais de atestada experiência e competência no setor, que possam comprovar seu nível de especialização na elaboração de Orçamento projeto estrutural em Santo André.

VENE ENGENHARIA, UMA REFERÊNCIA NO MERCADO PARA Orçamento projeto estrutural em Santo André

Veja boas razões por que a Vene Engenharia é a escolha certa sempre que precisar de Orçamento projeto estrutural em Santo André:

  • referência no segmento
  • idônea no setor
  • altamente qualificada
  • precursora no ramo

VENE ENGENHARIA, REFERÊNCIA NO MERCADO PARA Orçamento projeto estrutural em Santo André

Veja abaixo os motivos pelos quais a VENE ENGENHARIA é a escolha certa quando precisar de Orçamento projeto estrutural em Santo André:

  • Técnicos altamente qualificados
  • Especialistas em atendimento personalizado ao cliente
  • Colaboradores que possuem amplo conhecimento no ramo
  • Sede localizada na cidade de SP
  • Sistema de atendimento próprio
  • Sede com mais de 1000 m²
  • Certificação UNDERWRITERS LABORATORIES
  • Certificação FM GLOBAL
  • Certificação CREA-PR
  • Certificação CONFEA

Como é feito um projeto estrutural orçamento?

O desenvolvimento de uma edificação passa por inúmeras etapas e é impossível elencar quais delas são as mais importantes. Entretanto, é essencial comentar sobre a relevância do Orçamento projeto estrutural em Santo André para a comprovação da viabilidade tanto construtiva quanto financeira da obra.

O engenheiro responsável por elaborar o Orçamento projeto estrutural em Santo André tem como objetivo minimizar os custos da obra, tendo em vista a racionalização e o cálculo preciso quanto ao que é realmente necessário para a sua conclusão, sem excessos, sem perdas e com máxima segurança, visando garantir a melhor entrega da edificação.

Etapas do projeto estrutural orçamento

A fase de elaboração de um projeto estrutural orçamento faz parte do gerenciamento de custos de um projeto. Confira a seguir suas etapas:

· Planejar o gerenciamento dos custos: descreve como os custos do projeto serão gerenciados e controlados;

· Estimar os custos: fazer o levantamento quantitativo individual dos serviços a serem realizados e depois precificar. Os preços são baseados em cotações, conhecimento de mercado e orçamentos anteriores.

· Criar a EAP (Estrutura Analítica do Projeto): todas as atividades que contempla o escopo do projeto deverão estar na EAP, divididas em pacotes de serviço, constando a identificação e a as especificações do trabalho necessária para a entrega de cada etapa.

· Desenvolver o cronograma do projeto: incluir datas de início e término planejadas para as atividades de cada pacote de trabalho. Essas informações são essenciais para fazer o planejamento de desembolso durante o projeto.

· Mobilização de equipe: selecionar o recurso humano necessário para executar as etapas do projeto.

· Identificar os riscos: é extremamente importante o levantamento dos riscos no momento de elaboração do projeto estrutural orçamento, para que um imprevisto não ocorra ao longo do projeto e acabe onerando os custos.

· Conduzir as aquisições de material, mão de obra e equipamentos: selecionar e qualificar os fornecedores que possuem estrutura para atender a demanda durante o projeto estrutural orçamento.

O que é um Projeto Estrutural?

O Projeto Estrutural é uma das etapas mais importantes de toda construção, pois garante que a construção ficará de pé. Por meio de cálculos o engenheiro responsável definirá quais as dimensões e também qual estrutura é a mais adequada para o seu projeto, pois para cada edificação será necessário um tipo específico de estrutura. De forma simplificada, é o projeto responsável pelo dimensionamento e detalhamento da estrutura que sustenta a edificação (vigas, lajes, pilares, fundações, etc.).

As principais etapas do Projeto Estrutural são a criação do esquema estrutural, a definição das cargas ou forças que atuam na estrutura, o cálculo dos esforços e deformações, o dimensionamento das peças estruturais, e o detalhamento do projeto para sua execução.

Quais as vantagens que o Projeto Estrutural traz à obra?

Segurança da edificação

É evidente que um Projeto Estrutural bem feito oferece mais qualidade à obra, evita o aparecimento de fissuras e outros problemas estruturais, e principalmente no que diz respeito à segurança da edificação e de todos os envolvidos. Um cálculo estrutural bem dimensionamento reduz a ocorrência de imprevistos, tornando o trabalho humano e do maquinário mais seguro. Além disso, todo Projeto Estrutural deve ser assinado por um Engenheiro Civil devidamente habilitado junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA. Este profissional assume a responsabilidade técnica pela estrutura projetada. Assim, o proprietário e os profissionais que executam a obra estão protegidos contra quaisquer falhas no desempenho da estrutura projetada.

Economia no uso dos materiais

A redução de custos é uma preocupação, pois, muitas vezes, é difícil manter o controle sobre tudo o que acontece nos canteiros de obras. Um Projeto Estrutural bem feito é importante porque além de oferecer um quantitativo de materiais para serem comprados também evita que haja o superdimensionamento da estrutura. É muito comum, que muitas casa sejam construídas sem um Projeto Estrutural, com a alegação que o empreiteiro consegue dimensionar a estrutura. Entretanto, o mais comum são estruturas superdimensionadas, como casas de 2 pavimentos construídas com estrutura para uma construção de 4 pavimentos. É provável que a casa não caia e nem apresente graves problemas estruturais, mas você já parou para pensar que o valor investido foi muito maior do que o realmente necessário?

Futuras manutenções facilitadas

Um projeto bem planejado pode contar com facilidades que visam agilizar manutenções. Pois com o Projeto detalhado no papel, fica muito mais simples compreender e identificar cada parte da estrutura. Isso sem falar que um bom Projeto Estrutural pode prever futuras ampliações. Um diferencial que torna a obra mais flexível e personalizada, tanto no presente e quanto no futuro.

Compatibilização

A compatibilização consiste na integração de todos os projetos e permite a antecipação de algumas incompatibilidades que possam acontecer. Um Projeto Hidrossanitário e um Projeto Estrutural não compatibilizados podem conter erros como por exemplo: um tubo de esgoto atravessando uma viga. Neste caso ou um dos projetos será alterado –  provavelmente o Hidrossanitário –  ou o erro será executado na obra, o que pode comprometer toda a estrutura, pois a capacidade estrutural da viga foi danificada. 

Por esse e outros motivos a compatibilização de uma obra é tão importante. Já existem ferramentas que conseguem integrar todos os projetos e identificar todas as interferências que os projetos podem ter. Assim, todos os erros são corrigidos na fase de projetos, evitando ocorram imprevistos e desperdícios durante a obra.

O que preciso saber antes de começar um Projeto Estrutural?

Projeto Arquitetônico

O projeto arquitetônico é composto por um conjunto de representações gráficas que descrevem como será sua casa. Ele é composto por que plantas baixa, implantação, fachadas, cortes, entre outras informações. É ele que vai determinar a elaboração dos projetos complementares.O arquiteto é responsável por projetar, coordenar e acompanhar a execução de edificações, espaços internos e externos. Ele também escolhe os materiais e acabamentos que serão utilizados na construção, levanto em conta diversos fatore como ventilação, iluminação, acústica e etc.

Sondagem do terreno

A sondagem do terreno consiste na análise das camadas e resistência de solo e também mede a profundidade do lençol freático no solo. Ela está diretamente relacionada à segurança da obra, devendo ser feita mesmo em projetos de pequeno porte. Além disso, esse documento ajuda a evitar gastos desnecessários, visto que, conhecendo o solo, o projetista consegue dimensionar as estruturas com precisão e segurança. Dessa maneira, não haverá a necessidade de superdimensionar a estrutura apenas por incertezas.  

Levantamento Topográfico

São medições que representam todos os acidentes geográficos e todas as medidas entre pontos notáveis em uma planta ou carta. De uma maneira simplificada, ele é responsável por medir o terreno, marcar a localização de edificações, árvores, rua, meio fio e postes e em alguns casos também representa as curvas de nível do local. Além de servir para a verificação das dimensões reais do terreno para posterior comparação com as medições originais da prefeitura.
Em alguns casos ele é necessário para a aprovação do projeto na prefeitura e para o desenvolvimento do projeto arquitetônico. Por essa razão é muito importante que ele seja realizado em todas as obras.

Preferências do cliente

Conversar com o cliente é indispensável em qualquer fase da obra e no Projeto Estrutural isso não é diferente. Lembre-se que a obra é do cliente e por isso é importante conhecer as expectativas dele antes de realizar o projeto.

Sistema estrutural ideal

A partir da coleta de informações, o engenheiro em parceria com o arquiteto, poderá definir o sistema estrutural mais indicado. Os mais usados são:

  • Alvenaria estrutural;
  • Concreto armado;
  • Estrutura metálica;
  • Parede de concreto;
  • Concreto protendido.

 Após esta fase, será realizado o cálculo da estrutura. É através dele que, considerando processos de análise estrutural, softwares e normas específicas para cada sistema estrutural, se faz o dimensionamento dos elementos estruturais. ele também evita desmoronamentos, trincas, queda de revestimento e afundamento do piso.

 Depois de todas essas etapas cumpridas, será possível entregar o projeto final ao cliente e ao arquiteto. Em alguns casos, o Projeto Estrutural ainda poderá ser acompanhado do memorial descritivo e da planilha de quantidades de materiais.

A importância da Escritório de projeto estrutural

O projeto estrutural consiste no dimensionamento das estruturas, que vão sustentar uma edificação, transmitindo as suas cargas ao terreno e tem como finalidade atender questões de segurança, condições de utilização, econômicas, estética, construtivas e restrições legais (aplicação das normas técnicas). O resultado final do calculo estrutural é a especificação completa, tais como locação, e detalhamentos necessários para a sua construção.

O Escritório de projeto estrutural é utilizado para analisar o comportamento de estruturas submetidas à esforços diversos com o objetivo de verificar a resistência adequada dos elementos estruturais, sob combinações de carregamentos extremos ao longo de sua vida útil como: peso próprio, sobrecargas, cargas móveis ou acidentais e seus respectivos impactos; e/ou devidos à fenômenos naturais, tais como: ação de ventos, chuvas, variações de temperatura ambiente entre outros e também de prever as deformações das mesmas sob combinações normais de carregamento durante sua utilização.

Na elaboração de um projeto  a Escritório de projeto estrutural direcionado a uma estrutura pré-moldada, primeiramente é verificado qual a finalidade do pórtico, sendo assim, analisado sobrecargas, alturas e níveis conforme exigências da própria estrutura.

Após feita uma pré-locação da estrutura, respeitando a arquitetura e exigências envolvendo os padrões e singularidades do método construtivo, é que são realizados cálculos e a análise estrutural através de softwares específicos para estruturas pré-moldadas, onde é verificado o comportamento individual dos elementos pré-moldados, como situações de transições como carregamento, transporte e principalmente situações ocorridas na fase de montagem e o comportamento da estrutura após concluída a montagem, conforme as normas brasileiras NBR 6118 / 2014 e NBR 9062 / 2006.

O que preciso saber antes de começar um Projeto  da Escritório de projeto estrutural?

Projeto Arquitetônico

O projeto arquitetônico é composto por um conjunto de representações gráficas que descrevem como será sua casa. Ele é composto por que plantas baixa, implantação, fachadas, cortes, entre outras informações. É ele que vai determinar a elaboração dos projetos complementares. O arquiteto é responsável por projetar, coordenar e acompanhar a execução de edificações, espaços internos e externos. Ele também escolhe os materiais e acabamentos que serão utilizados na construção, levanto em conta diversos fatore como ventilação, iluminação, acústica e etc.

Sondagem do terreno

A sondagem do terreno consiste na análise das camadas e resistência de solo e também mede a profundidade do lençol freático no solo. Ela está diretamente relacionada à segurança da obra, devendo ser feita mesmo em projetos de pequeno porte. Além disso, esse documento ajuda a evitar gastos desnecessários, visto que, conhecendo o solo, o projetista consegue dimensionar as estruturas com precisão e segurança. Dessa maneira, não haverá a necessidade de super dimensionar a estrutura apenas por incertezas.

Levantamento Topográfico

São medições que representam todos os acidentes geográficos e todas as medidas entre pontos notáveis em uma planta ou carta. De uma maneira simplificada, ele é responsável por medir o terreno, marcar a localização de edificações, árvores, rua, meio fio e postes e em alguns casos também representa as curvas de nível do local. Além de servir para a verificação das dimensões reais do terreno para posterior comparação com as medições originais da prefeitura.

Em alguns casos ele é necessário para a aprovação do projeto na prefeitura e para o desenvolvimento do projeto arquitetônico. Por essa razão é muito importante que ele seja realizado em todas as obras.

Preferências do cliente

Conversar com o cliente é indispensável em qualquer fase da obra e no Projeto Estrutural isso não é diferente. Lembre-se que a obra é do cliente e por isso é importante conhecer as expectativas dele antes de realizar o projeto.

Sistema estrutural ideal

A partir da coleta de informações, o engenheiro em parceria com o arquiteto, poderá definir o sistema estrutural mais indicado. Os mais usados são:

  • Alvenaria estrutural;
  • Concreto armado;
  • Estrutura metálica;
  • Parede de concreto;
  • Concreto protendido.

Após esta fase, será realizado o cálculo da estrutura. É através dele que, considerando processos de análise estrutural, softwares e normas específicas para cada sistema estrutural, se faz o dimensionamento dos elementos estruturais. ele também evita desmoronamentos, trincas, queda de revestimento e afundamento do piso.

Depois de todas essas etapas cumpridas, será possível entregar o projeto final ao cliente e ao arquiteto. Em alguns casos, o Projeto Escritório de projeto estrutural ainda poderá ser acompanhado do memorial descritivo e da planilha de quantidades de materiais.

O que é um projeto estrutural?

Um projeto estrutural é um projeto complementar ao arquitetônico, cujo foco é o dimensionamento e detalhamento dos elementos estruturais (pilares, vigas, lajes). Lida com a análise e o projeto de estruturas que suportam ou resistem cargas. A contratação de uma empresa ou de um profissional em engenharia civil é extremamente importante, uma vez que o engenheiro se preocupa em realizar o projeto da forma mais otimizada e detalhada possível, para evitar gastos desnecessários na obra e diminuir o custo de construção.

Qual a importância de um projeto estrutural?

São baseados em leis da física e no conhecimento sobre a segurança estrutural de diferentes materiais e geometrias. O projeto de engenharia estrutural utiliza vários elementos estruturais simples para construir sistemas estruturais complexos. É considerado por muitos o projeto mais importante, pois tem o objetivo de permitir que o edifício cumpra sua função primária sem entrar em colapso e sem deformar ou vibrar excessivamente.

Como se faz um projeto estrutural?

O projeto estrutural depende de um conhecimento detalhado da mecânica aplicada, da ciência dos materiais e da matemática aplicada para entender e prever como as estruturas suportam e resistem ao peso próprio e às cargas impostas. Para aplicar o conhecimento com sucesso, a Conceito Engenharia e praticamente todas as outras empresas do mercado utilizam softwares especializados em projetos estruturais, como o Eberick, por exemplo. Eles auxiliam no desenho, na análise e no projeto de estruturas com máxima precisão. Tais softwares também podem levar em consideração cargas ambientais, como as de terremotos e ventos.

Após adquirirmos todas as informações necessárias, como o projeto arquitetônico, detalhes e estrutura do solo e disponibilidade de mão de obra e de materiais no local, nós propomos ao cliente, em acordo com o arquiteto, o sistema estrutural ideal. Realizamos o cálculo da estrutura através de normas técnicas (NBR- 6118/2014 e NBR-6120/1980), analisando toda a estrutura, verificando o funcionamento da estrutura como um todo e de cada peça específica.

Quais as vantagens do projeto estrutural para a construção?

O projeto estrutural é uma das partes mais importantes de qualquer obra, independentemente do seu porte. Afinal, é ele que vai ajudar o engenheiro a dispor de uma série de informações preliminares capazes de influenciar até mesmo no valor a ser cobrado pelo projeto, além de contribuir para a economia de materiais e oferecer mais agilidade produtiva.

Quer entender como o projeto estrutural pode ser o diferencial das suas obras? Então confira o conteúdo que preparamos a seguir!

O que é um projeto estrutural?

Definimos como projeto estrutural (também conhecido como cálculo estrutural) o conjunto de informações a respeito do dimensionamento de toda estrutura que fará parte de uma edificação. Nesse sentido, podemos incluir tudo referente a:

  • vigas;
  • lajes;
  • estruturas metálicas;
  • pilares;
  • fundação;
  • alvenaria estrutural.

Com isso, a ideia é que o projeto estrutural seja utilizado como um instrumento, cujo objetivo é trazer mais segurança na condução da obra, economia no planejamento do orçamento e na própria resistência e durabilidade do empreendimento.

Por que o projeto estrutural é importante?

Entre muitos outros aspectos, o projeto estrutural é importante para dar mais segurança e também colaborar na redução de custos de realização da obra.

A importância do projeto estrutural se define por:

  • obter precisão nos cálculos, sendo capaz de evitar custos desnecessários para a conclusão da obra;
  • ajudar a evitar erros de dimensionamento, que podem apresentar problemas em revestimentos ou mesmo no teto e paredes da estrutura;
  • ajudar na escolha dos melhores recursos e suas aplicações, assegurando a máxima qualidade possível na obra;
  • ser requisito para aprovação em prefeituras;
  • possibilitar uma previsão de futuras ampliações;
  • ser compatível com outros projetos da obra;
  • definir o melhor sistema estrutural para as edificações;
  • possibilitar a racionalização no uso de materiais;
  • promover o posicionamento correto das peças estruturais;
  • seguir à risca as normas técnicas.

A parte da profissão que se dedica ao projeto estrutural é chamada de engenharia estrutural. E é graças a esses conhecimentos que se determinam fatores como: materiais e geometria de elementos estruturais capazes de fazer uma ponte aguentar o tráfego ou um prédio muito alto suportar um terremoto, por exemplo.

Quais as vantagens do projeto estrutural no projeto estrutural para a construção civil?

Lendo o tópico acima, já dá para perceber que o projeto estrutural é uma etapa muito importante em qualquer obra, não é mesmo? Agora veja algumas vantagens de começar a utilizá-lo.

 Garantia de segurança da edificação

É inegável que um projeto estrutural em mãos confere mais qualidade à obra – principalmente no que diz respeito à segurança da edificação e de todos os envolvidos. Afinal de contas, cada etapa é minuciosamente planejada, o que faz com que o trabalho flua em alinhamento com o cronograma e não de maneira apressada e descuidada. 

Sem falar que o cálculo correto dos dimensionamentos faz com que ocorram menos imprevistos e, consequentemente, torna o trabalho mais seguro.

 Melhor ajuste e dimensionamento das estruturas

Como dissemos anteriormente, uma estrutura superdimensionada ou subdimensionada pode acarretar em problemas futuros e estruturais em uma edificação, como trincas nos revestimentos, no teto e nas paredes. Em uma proporção maior, isso pode ocasionar até mesmo desabamentos.

Já com o projeto estrutural, todo o cálculo é milimetricamente realizado para que o encaixe seja perfeito. Assim, a estrutura se mostra mais robusta, sólida e durável.

 Racionalização no uso dos materiais

A redução de custos é uma preocupação contínua na área de construção civil. Isso porque, muitas vezes, é difícil manter o controle sobre tudo o que acontece nos canteiros de obras. Entre as dificuldades, podemos citar o cálculo da produtividade do maquinário, que gera despesas extras e problemas quando o cronograma não é seguido durante os trabalhos.

Por sua vez, o projeto estrutural delimita o uso de materiais de acordo com o que foi calculado para a conclusão da obra. Dessa maneira, o controle é mais rígido, há economia no uso de equipamentos e a produtividade é alinhada com os objetivos de cada etapa da obra.

 Definição do melhor sistema estrutural para a construção

Uma das etapas do projeto estrutural para a construção consiste em definir o melhor sistema estrutural. Esta etapa é de suma importância para reduzir os custos da obra sem que se perca qualidade no processo produtivo. Afinal, o cálculo é feito com base na opção que vai oferecer mais durabilidade, resistência e segurança à edificação.

 Futuras manutenções facilitadas

Um projeto bem planejado conta com processos que visam tornar as manutenções mais ágeis. Com tudo detalhado no papel e de maneira otimizada, a estrutura em si torna-se mais fácil de compreender, identificar e, também, prática de realizar manutenções.

Isso sem falar que, conforme já apontamos anteriormente, o projeto estrutural pode prever futuras ampliações. Um diferencial e tanto para que a obra se torne mais flexível e personalizada. Assim, a edificação pode ser modificada de maneira otimizada e gerar economia futuramente.

 Facilidade de controle

Obras fora do controle são um sinônimo de caos na construção civil. Afinal de contas, todo o trabalho deve operar com a precisão mecânica de um relógio.

Cada engrenagem precisa estar alinhada com todos os elementos do dispositivo para gerar harmonia completa. Quando um elemento foge do planejado, atrasos ocorrem.

Com o projeto estrutural, tudo já foi previamente calculado e previsto. Assim, o controle é mais fácil de ser mantido e cobrado, sendo possível até mesmo antecipar os custos da obra, como o cálculo da hora/máquina dos equipamentos utilizados.

 Técnica executiva simplificada

Imagine que montar um carro em miniatura, sem o seu manual de instruções, é uma tarefa muito mais desafiadora — para dizer o mínimo. O projeto estrutural atua como o guia de instruções por assim dizer, pois confere toda a técnica executiva que será aplicada.

Isso se traduz em uma produção mais harmônica, ágil e segura, além de reduzir significativamente a ocorrência de imprevistos (que são naturais em uma obra). O que nos leva à última vantagem do projeto estrutural para a construção.

 Otimização da mão de obra

Não é apenas o maquinário que se beneficia de um projeto estrutural na obra. A mão de obra também tem muito a ganhar, pois passa a ser utilizada de maneira mais eficiente, sem gargalos produtivos, uma vez que toda a condução já está calculada e prevista.

Ou seja: com tudo o que vimos até aqui, é seguro definir que o projeto estrutural visa, acima de tudo, a economia em suas construções — mas acompanhada de diversas outras vantagens que podem agregar muito mais valor ao seu negócio.

Como se faz um projeto estrutural?

Para a elaboração de um projeto estrutural são utilizados conhecimentos de ciências dos materiais, matemática e mecânica aplicada. Com essa combinação de áreas do conhecimento, é possível compreender como as estruturas suportam seu próprio peso, assim como das cargas que recebem. 

Para isso, são usados softwares especializados, que ajudam do desenho ao projeto de estruturas, com precisão máxima. Esses aplicativos também conseguem considerar cargas ambientais, como ventos e terremotos. 

Entenda a seguir as etapas do projeto estrutural e como acontece seu processo de criação.

Etapas e o processo de elaboração

A elaboração do projeto segue geralmente cinco etapas, cujo objetivo é otimizar o processo como um todo. Antes de passar de uma etapa para outra, é preciso realizar uma revisão, de forma a evitar retrabalhos.

1. A concepção estrutural

É nesta etapa que são definidos os sistemas de estruturas, como concreto pré-moldado, estruturas metálicas, concreto armado convencional, etc. 

Aqui é importante que todos os elementos presentes no projeto estrutural sejam relacionados, para que o arranjo geral seja feito da melhor forma. Para isso, devem ser considerados fatores como aspectos financeiros (durabilidade e custo), estéticos e de segurança.

2. Análise estrutural

Nesta fase são feitos os cálculos dos efeitos que geram a combinação dos materiais, escolhidos na primeira etapa.

Na análise estrutural deve acontecer o estudo de comportamento de componentes estruturais e mecânicos quando cargas e esforços são aplicados sobre eles. Sem esta etapa, o projeto pode correr riscos.

3. Síntese estrutural

Na terceira fase são feitas avaliação e verificação, visando descobrir se existe a necessidade de que outros modelos estruturais sejam estabelecidos.

4. Dimensionamento e detalhamento

Aqui é onde normalmente se usa um software de cálculo estrutural, com a finalidade de definir as medidas das áreas de aço (em estruturas de concreto). É também nesta fase que são estudados fatores como resistência do concreto, cargas permanentes e acidentais, ação dos ventos e o clima.

5. Emissão de pranchas e documentação

Nesta fase são gerados esses elementos que representam as características do projeto, bem como suas formas e armação das estruturas.

Com cortes, plantas e todos os outros elementos de estrutura detalhados, é o momento de organizar em pranchas, que são encaminhadas ao contratante e têm todas as informações necessárias para que a estrutura da obra seja executada.

Depois de todas essas fases executadas, será possível entregar o projeto final ao cliente e ao arquiteto. Ao entregar um projeto estrutural é importante que ele seja acompanhado da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) que ratifica, legalmente, a responsabilidade do engenheiro civil pela estrutura desenvolvida.

Em alguns casos, o projeto estrutural ainda poderá ser acompanhado do memorial descritivo, da memória de cálculo e da planilha de quantidades. E também pode ser acordado que o engenheiro responsável fará visitas regulares durante a execução da obra.

O que preciso saber antes de começar o projeto estrutural?

Antes de dar início ao projeto estrutural, contudo, é muito importante que o profissional faça um bom levantamento de várias informações que ajudarão na elaboração e na condução dele. Veja as mais importantes.

Projeto arquitetônico

Não existe como pensar em um projeto estrutural sem que antes exista um projeto arquitetônico. Porém, aqui vale uma ressalva importante: muitas vezes, o projetista estrutural acaba recebendo do arquiteto apenas o projeto já aprovado na Prefeitura. Isso significa que esse documento já passou por várias modificações – e nem o cliente, nem o arquiteto desejam que novas mudanças sejam realizadas, dificultando na hora de fazer as adaptações estruturais.

Por isso, é muito importante que o responsável pelo projeto estrutural comece a trabalhar logo cedo, inclusive enquanto o projeto arquitetônico está sendo desenvolvido, oferecendo uma solução estrutural de acordo com as ideias do arquiteto e do cliente.

Sondagem do terreno

O laudo de sondagem do terreno está diretamente relacionado à segurança da obra – e deve ser feito mesmo em projetos de pequeno porte. Além disso, esse documento ajuda muito a economizar, já que evita incertezas quanto ao dimensionamento.

Se, mesmo assim, o cliente não quiser realizar a sondagem, converse com ele e mostre casos reais de como essa “economia” na verdade poderá custar bem caro em longo prazo.

Levantamento topográfico

Normalmente não precisa ser realizado em todas as obras, apenas naquelas nas quais o terreno é acidentado. Nesses casos, o estudo será usado para definir as estruturas de contenção necessárias e as cotas das fundações. 

O profissional poderá visitar pessoalmente o terreno ou solicitar fotos para o cliente, analisando se existe ou não a necessidade do levantamento.

Edificações vizinhas

Se existem construções adjacentes, é fundamental que o profissional conheça as condições e as construções dessas obras antes de fazer o seu projeto estrutural. Isso é muito importante em várias situações. Por exemplo, pode ser que a sua obra envolva escavações – e essa ação poderá modificar o equilíbrio das fundações vizinhas, provocando danos nas casas adjacentes.

Além do prejuízo financeiro, não se atentar a isso ainda pode colocar em risco a vida das pessoas que residem no entorno. O melhor a fazer para evitar toda essa dor de cabeça é proceder uma inspeção prévia e, se for possível, solicitar os projetos executivos das obras próximas.

Macroambiente da obra

A norma NBR 6118 exige que o engenheiro defina a classe de agressividade ambiental da construção, avaliando o risco de deterioração da estrutura, considerando os aspectos geográficos e ambientais.

Assim, é preciso definir se a sua obra será realizada em ambiente urbano, rural, industrial ou marinho, lembrando que cada macroambiente pode influenciar na definição de outros parâmetros do seu projeto estrutural.

Planejamento da execução da obra

A execução da obra interfere diretamente no projeto estrutural. Saber de antemão se a laje será concretada a cada 28 ou 7 dias interfere diretamente na capacidade da laje em resistir aos carregamentos dos pavimentos superiores. Isso faz com que você tenha de planejar sistemas de escoramento para resistir aos esforços da obra naquela fase.

Se você não conhece esse cronograma, pode realizar um projeto estrutural falho, comprometendo a segurança e a durabilidade da obra. Por isso, sempre solicite o plano de execução ou converse com o responsável pela obra.

Preferências do cliente

Conversar com o cliente é indispensável em qualquer fase da obra, e no projeto estrutural isso não é diferente. Afinal, ele poderá optar por determinada solução técnica ao invés de outra que você tinha pensado. 

Lembre-se que a obra é do cliente e por isso é importante conhecer as expectativas dele antes de realizar o projeto estrutural.

Definição do sistema estrutural

Acontece a partir da coleta de informações como: sondagem do terreno, obras vizinhas, disponibilidade de material e de mão de obra, entre outras, que o engenheiro poderá definir o sistema estrutural mais indicado em parceria com o arquiteto. Os mais usados são:

  • alvenaria estrutural;
  • concreto armado;
  • estrutura metálica;
  • parede de concreto;
  • concreto protendido.

Após esta fase, será realizado o cálculo da estrutura, considerando processos de análise estrutural, técnicas, softwares e normas específicas para cada sistema estrutural.

Como você viu, o projeto estrutural é extremamente importante em qualquer tipo de obra, capaz de trazer mais segurança às edificações e também economia de recursos (tanto materiais, como humanos).

Projeto Estrutural: tudo que você precisa saber

Um erro muito comum dentre as pessoas que desejam construir é recorrer diretamente à mão de obra. Por conta disso, frequentemente problemas como o subdimensionamento ou o superdimensionamento são identificados nas estruturas.  Neste artigo explicaremos o que é um projeto estrutural e porque ele é tão importante.

O que é um projeto estrutural?

O projeto estrutural (também conhecido como cálculo estrutural),  é complementar ao projeto arquitetônico, seu foco é o dimensionamento, detalhamento e verificação de elementos estruturais (vigas, lajes, pilares, fundações, entre outros), que deverão resistir aos esforços impostos pelo uso e ocupação da estrutura.        

Através deste projeto, garante-se a durabilidade e a segurança da edificação, trazendo tranquilidade aos usuáriosproteção ao capital investido, agilidade produtiva e economia máxima na execução e no uso de materiais.

Além disso, o projeto de estruturas possui grande importância, uma vez que fornece informações cruciais para o engenheiro civil, evitando erros de dimensionamento, economizando tempo e reduzindo desperdícios. 

Vale lembrar que para a elaboração do projeto é preciso o conhecimento de algumas informações prévias, como o projeto arquitetônico, o levantamento topográfico, as informações sobre o solo, as construções adjacentes e  as preferências do cliente.

Quais são as principais etapas do projeto estrutural?

1. Concepção estrutural

Nessa etapa definimos a disposição e o pré-dimensionamento dos elementos. Realizamos uma estimativa de todas as cargas que atuam na edificação: peso das paredes, dos móveis, pessoas, caixa d’água, entre outros. Ademais, é determinado o sistema estrutural a ser utilizado ( alvenaria estrutural, concreto armado, estrutura metálica, parede de concreto, concreto protendido).

2. Análise Estrutural

A análise estrutural consiste na obtenção e avaliação da resposta da estrutura perante as ações que lhe foram aplicadas, essa fase é essencial para o dimensionamento e detalhamento da estrutura.

3. Dimensionamento e detalhamento

Após a análise estrutural todos os elementos estruturais são dimensionados e detalhados, com o auxílio de normas e softwares específicos. No dimensionamento o engenheiro considera diversos elementos, dentre eles, a resistência do concreto, a ação dos ventos, cargas permanentes, entre outros.

4. Emissão das pranchas

Assim que todos os elementos estruturais foram detalhados é necessário organizar as plantas, cortes e demais detalhes em pranchas. Além disso, deve ser anexado ao projeto a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Por que ter um Projeto Estrutural é importante? Quais suas vantagens?

Mas afinal por que você precisa de um projeto de estruturas? Porque ele garante a realização do projeto da forma mais otimizada, econômica e segura possível. Sendo assim, o projeto estrutural é indispensável para assegurar a funcionalidade das edificações, e tornar a construção viável, através do dimensionamento e detalhamento das estruturas, feitos de acordo com as normas. Dentre as vantagens estão:

1.Controle e segurança

O planejamento é essencial para a construção civil, o projeto estrutural contém toda a técnica executiva que será aplicada, ademais tudo foi previamente dimensionado e calculado. Portanto, o controle é mais fácil de ser mantido, consequentemente atrasos são evitados e é possível prever o custo total. 

Outrossim, o projeto estrutural reduz a ocorrência de imprevistos, o que torna o trabalho mais seguro. Vale destacar que ele confere maior qualidade à obra e portanto maior segurança da edificação.

2.Melhor dimensionamento das estruturas

Como dito anteriormente, o projeto estrutural dimensiona e detalha todos os elementos estruturais, sendo assim, problemas futuros comuns em edificações, como trincas, fissuras e rachaduras são evitados. Assim, com o projeto estrutural a durabilidade da estrutura é maior.

3.Economia em um projeto estrutural

Não é segredo que a redução dos custos é uma grande preocupação nos canteiros de obras, com o projeto há a otimização do uso de materiais e da mão de obra, evitando despesas extras e aumentando a produtividade. Além disso,  o projeto estrutural prevê a escolha do melhor sistema estrutural, o que também contribui para que gastos desnecessários sejam eliminados.

4.Facilidade na manutenção

O detalhamento do projeto permite que a estrutura se torne mais fácil de compreender, e assim identificar possíveis problemas se transforma em uma tarefa mais simples. Dessa forma, o projeto estrutural torna as manutenções mais ágeis. Outra vantagem é a possibilidade de  prever futuras ampliações.

Quais os elementos do Projeto Estrutural?

Os elementos do Projeto Estrutural têm como objetivo passar a informação para o responsável pela execução da obra e para elaboração dos demais projetos, por isso, é importante que sejam bem elaborados e claros o suficiente para que não haja dúvidas e nem necessidade de dedução no canteiro de obras.

Planta de Cargas

A Planta de Cargas é utilizada para o dimensionamento dos elementos da fundação. Nela estão representadas as cargas originadas de toda a edificação, juntamente com a localização dos pilares que irão transferir essas cargas para a fundação.

Planta de Formas

Na Planta de Formas são representas as formas que serão utilizadas para receber o concreto. É importante atentar para a representação correta dos níveis para não correr o risco de confundir Nível Osso com Nível Acabado durante a execução da obra.

Detalhamento dos Elementos Estruturais

Deve ser feitos os detalhamentos das vigas, lajes e pilares, representando suas dimensões e armadura. Além disso, deverão constar informações relevantes à execução dos elementos, como volume de concreto, aço utilizado, área de formas, dosagem do concreto, cobrimento e nível.

Memorial Descritivo

No memorial descritivo são detalhadas todas informações relevantes para caracterização e execução do empreendimento, como:

  • Referências Normativas;
  • Identificação dos responsáveis técnicos;
  • Processos executivos;
  • Especificação de materiais, equipamentos e insumos;
  • Características construtivas;
  • Expectativa sobre o comportamento e uso;
  • Identificação dos responsáveis técnicos;
  • Plano de Concretagem;
  • Quantitativos de materiais;
  • Orçamentos;
  • Objetivos.

Memorial de Cálculo

No memorial de cálculo são descritos todas informações e processos utilizados para o cálculo da estrutura, como:

  • Referências Normativas;
  • Identificação dos responsáveis técnicos;
  • Premissas do Projeto;
  • Exposição ambiental da edificação;
  • Agentes e processos de degradação atuantes;
  • Vida útil prevista.

Este documento pode ser elaborado de forma individual ou fazer parte do memorial descritivo.

DÚVIDAS SOBRE PEDIR UM Orçamento projeto estrutural em Santo André?

Quais informações são necessárias?

Para pedir seu orçamento, basta preencher esse formulário que entraremos em contato com você pedindo informações adicionais. Vamos analisar as nuances de seu projeto que são relevantes para elaborar um projeto estrutural, como a arquitetura, topografia e características do subsolo. O projeto básico de arquitetura aprovado pela prefeitura é o mais importante nesse momento.

Vocês fazem projetos complementares?

Não fazemos. Somos uma empresa especializada em projeto de estrutura e fundações. Toda a nossa expertise está voltada para cálculo estrutural. No entanto, temos empresas parceiras que realizam os projetos complementares de instalações (hidráulico, elétrico, bombeiro, SPDA, etc), que podemos recomendar.

Quanto custa um projeto estrutural?

Cada projeto é único, possui particularidades. Não existe uma receita de bolo. Vamos avaliar seu projeto com cuidado, entender as complexidades e os pontos de atenção, pensar em uma solução prévia e só depois enviar um orçamento. Dessa forma, garantimos que será um investimento justo, nem a mais, nem a menos para o tipo do seu empreendimento.

Não confie em sites que ofereçam preço tabelado, sem ao menos entender do que se trata sua obra. Não queremos te vender um projeto, mas soluções que de fato agreguem valor para sua obra, e valorizem o seu investimento. Vamos conversar?

 

Qual o preço de não se fazer um projeto estrutural?

Talvez essa pergunta seja ainda mais importante do que a anterior. Recebemos ligações semanalmente de pessoas e empresas que construíram sem um projeto ou com um projeto deficiente. O preço, na melhor das hipóteses, é a realização de reforço estrutural, que pode custar em até 10x mais do que o elemento a ser recuperado / reforçado.

Já pegamos casos em que o reforço e reparo eram tão onerosos que inviabilizaram a continuidade do empreendimento, ou seja, perdeu-se tudo o que havia sido construído. O risco de não se fazer um projeto de estruturas é de 100% do investimento.

Estrutura não é brincadeira: um projeto mal feito ou inexistente coloca em risco não só o capital investido, mas vidas. Com um projeto adequado, é possível além de garantir a segurança, promover economia e redução no preço total do investimento, economizando em materiais e promovendo uma obra mais rápida e eficiente.

Escritório especialista em projetos estruturais, o parceiro ideal para sua construção.

Fale Conosco