Calculo estrutural concreto armado
Engenharia que transforma
ideias em realidade

Calculo estrutural concreto armado com Solidez e Inovação em Projetos que transformam

A ENGENHARIA ESTÁ NO NOSSO DNA

A Vene Engenharia é um escritório especialista no desenvolvimento de projetos estruturais, que oferece soluções inovadoras agregando valor ao seu empreendimento, o parceiro ideal para sua construção. Visando sempre a excelência, entregamos projetos de qualidade e modernos, de forma ágil e segura, proporcionando economia de forma sustentável para sua obra.

Anos de Experiência
+ 0
PROJETOS REALIZADOS
+ 0
M² PROJETADOS
+ 0 mil

TRANSFORME SUAS IDEIAS

NOSSOS SERVIÇOS

solução perfeita para o sucesso do seu projeto

1-CONCRETO

PROJETO EM CONCRETO ARMADO, PROTENDIDO E PRÉ MOLDADO

O concreto é o material mais utilizado construção civil, com estruturas resistentes a vibrações, choques e ao fogo, além de ser um material de alta durabilidade, usando a combinação de aço e concreto.

2-ALVENARIA

Projeto em Alvenaria
Estrutural

Método no qual as paredes de alvenaria têm papel fundamental na sustentação e estabilidade da edificação, este sistema tem sido adotado em função da sua economia, rapidez e racionalização da construção.

ESTRUTURA

PROJETO EM ESTRUTURA METALICA E LIGHT STEEL FRAME

Método construtivo a seco, ou seja, utiliza uma menor quantidade de água, madeira e ainda reduz a emissão de poluição, além de poderem serem mais leves e resistentes.

4-AVALIAÇÃO-TECNICA-DE-PROJETO-–-ATP

AVALIAÇÃO TECNICA DE PROJETO – ATP

Serviços realizados antes, durante ou após a execução da estrutura, no sentido de garantir que os requisitos de qualidade e conformidade previstos nas normas pertinentes foram atendidos.

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário ou fale conosco por meio de um dos nossos canais!


Para você que busca Calculo estrutural concreto armado, conheça a empresa ideal para o seu negócio. Orce agora e ache uma equipe de funcionários de alta qualificação para te atender.

É isto! Quando o tema é Calculo estrutural concreto armado aqui conosco da Vene Engenharia você poderá contar com agilidade com soluções inovadoras.

VEJA ABAIXO ALGUNS DETALHES SOBRE A EMPRESA ESPECIALISTA EM Calculo estrutural concreto armado

A VENE ENGENHARIA objetiva sua energia em oferecer a seus clientes uma estrutura com máquinas de última geração e há mais de 25 anos no mercado, tudo para garantir Calculo estrutural concreto armado com excelente custo-benefício.

Sem perder o foco em Calculo estrutural concreto armado, na essência da companhia a mesma deve prezar por ótima qualidade e excelente custo-benefício, pequenos detalhes mas de grande importância para saber a procedência e seriedade da organização.

É por estes motivos que a Caruso é altamente qualificada quando exploramos o segmento de engenharia. Aqui o nosso objetivo é garantir um alto desenvolvimento que gera resultado para quem acredita no nosso trabalho.

Então, não perca mais tempo, aproveite essa oportunidade e entre em contato agora mesmo com nossa equipe para um atendimento personalizado para Calculo estrutural concreto armado. Nosso time tem profissionais certificados, esperamos o seu contato para tirar todas as dúvidas.

CARACTERÍSTICAS DA EMPRESA DE Calculo estrutural concreto armado

O trabalho de uma empresa de Calculo estrutural concreto armado é fundamental não apenas no momento da construção de uma nova edificação, como também para o emprego de melhorias e reformas em estruturas antigas ou que estejam sujeitas a um aumento estrutural.

Nestes contextos, os serviços da empresa de Calculo estrutural concreto armado podem refletir a magnitude dos danos causados por negligência, deslizamentos de solo ou ação do tempo sobre uma edificação, além de fornecer considerações de projeto e questões relacionadas à construção sempre que for aplicável.

Assim, quando compilados em um documento, os cálculos fornecidos pela empresa de empresa de Calculo estrutural concreto armado podem ser segmentados e representar aspectos como o dimensionamento e a análise de elementos estruturais (ou seja, pés, paredes, vigas, colunas, treliças, lajes), reforço de concreto ou cálculo de conexão de aço, análise de cargas alteradas por vários elementos durante a vida útil da estrutura, etc.

Além disso, a empresa de Calculo estrutural concreto armado pode propor melhorias nos elementos estruturais que consideram erosão, drenagem e qualidade do solo, a carga do vento no teto, tempestade se quaisquer outras ações do tempo que impactem na estrutura, bem como os efeitos globais de todas as cargas combinadas nela.

CARACTERÍSTICAS DA EMPRESA DE Calculo estrutural concreto armado

O trabalho de uma empresa de Calculo estrutural concreto armado é fundamental não apenas no momento da construção de uma nova edificação, como também para o emprego de melhorias e reformas em estruturas antigas ou que estejam sujeitas a um aumento estrutural.

Nestes contextos, os serviços da empresa de Calculo estrutural concreto armado podem refletir a magnitude dos danos causados por negligência, deslizamentos de solo ou ação do tempo sobre uma edificação, além de fornecer considerações de projeto e questões relacionadas à construção sempre que for aplicável.

Assim, quando compilados em um documento, os cálculos fornecidos pela empresa de empresa de Calculo estrutural concreto armado podem ser segmentados e representar aspectos como o dimensionamento e a análise de elementos estruturais (ou seja, pés, paredes, vigas, colunas, treliças, lajes), reforço de concreto ou cálculo de conexão de aço, análise de cargas alteradas por vários elementos durante a vida útil da estrutura, etc.

Além disso, a empresa de Calculo estrutural concreto armado pode propor melhorias nos elementos estruturais que consideram erosão, drenagem e qualidade do solo, a carga do vento no teto, tempestade se quaisquer outras ações do tempo que impactem na estrutura, bem como os efeitos globais de todas as cargas combinadas nela.

A importância do Calculo estrutural concreto armado!

O projeto estrutural consiste no dimensionamento das estruturas, que vão sustentar uma edificação, transmitindo as suas cargas ao terreno e tem como finalidade atender questões de segurança, condições de utilização, econômicas, estética, construtivas e restrições legais (aplicação das normas técnicas). O resultado final do projeto estrutural é a especificação completa, tais como locação, e detalhamentos necessários para a sua construção.

O Calculo estrutural concreto armado é utilizado para analisar o comportamento de estruturas submetidas à esforços diversos com o objetivo de verificar a resistência adequada dos elementos estruturais, sob combinações de carregamentos extremos ao longo de sua vida útil como: peso próprio, sobrecargas, cargas móveis ou acidentais e seus respectivos impactos; e/ou devidos à fenômenos naturais, tais como: ação de ventos, chuvas, variações de temperatura ambiente entre outros e também de prever as deformações das mesmas sob combinações normais de carregamento durante sua utilização.

Na elaboração de um projeto estrutural direcionado a uma estrutura pré-moldada, primeiramente é verificado qual a finalidade do pórtico, sendo assim, analisado sobrecargas, alturas e níveis conforme exigências da própria estrutura.

Após feita uma pré-locação da estrutura, respeitando a arquitetura e exigências envolvendo os padrões e singularidades do método construtivo, é que são realizados cálculos e a análise estrutural através de softwares específicos para estruturas pré-moldadas, onde é verificado o comportamento individual dos elementos pré-moldados, como situações de transições como carregamento, transporte e principalmente situações ocorridas na fase de montagem e o comportamento da estrutura após concluída a montagem, conforme as normas brasileiras NBR 6118 / 2014 e NBR 9062 / 2006.

O projeto estrutural deve ser elaborado por um Engenheiro Civil e deve atender todos os quesitos citados acima, é de suma importância, pois é ele quem vai garantir a segurança da edificação a curto, médio e longo prazo.

Calculo estrutural concreto armado: Erros comum

Calculo estrutural concreto armado, vamos começar pela definição:

Calculo estrutural concreto armado estabelece a dimensão e a capacidade de sustentação dos elementos básicos de uma estrutura.

É utilizado para analisar o comportamento de estruturas submetidas à esforços diversos, aplicados em várias direções, com o objetivo de verificar a resistência adequada dos elementos estruturais sob combinações de carregamentos extremos ao longo de sua vida útil e de prever as deformações das mesmas sob combinações normais de carregamento durante sua utilização.”

Vamos abortar neste artigo apenas três premissas básicas que podem, sem a devida atenção, comprometer todo o projeto, são elas:

  • Sondagem do terreno
  • Vizinhança
  • Planejamento e Gestão

Para realização de um Calculo estrutural concreto armado devemos ter em mente estas premissas básicas.

Às vezes fico me perguntando o que acontece com pessoas que compram projetos prontos em sites “por ai” na internet. Logicamente qualquer engenheiro calculista vai tomar os devidos cuidados para a obra não desabar. Isto quer dizer que no mínimo a estrutura está superdimensionada, assim espero…

Sondagem do terreno

A principal função da fundação é transferir as cargas da estrutura para o solo. Daí a importância do projeto de fundações em um projeto estrutural.

Sabendo disso, dá para imaginar o quanto essa sondagem do terreno influencia diretamente no Calculo estrutural concreto armado.

Saber se o solo é mais ou menos resistente, se é muito deformável, saber a permeabilidade, estabilidade, se há e onde está o lençol freático, enfim — uma série de informações que são a base para o projetista determinar qual tipo de fundação irá adotar e qual tipo de resistência que esse solo pode oferecer para realizar o dimensionamento da estrutura de fundação.

Diria até que, se possível, ter uma sondagem do terreno antes mesmo de adquiri-lo ou mesmo antes de construir, pois essa analise pode mudar totalmente o custo da obra.

É muito comum os clientes demonstrarem relutância em investir em um laudo de sondagem do terreno.

O solo é determinante para a qualidade da estrutura, e o investimento em um laudo não é um custo desnecessário e sim essencial. Garante a segurança da estrutura e consequentemente a vida útil do seu patrimônio.

Edificações vizinhas

Esse é um quesito que raramente é considerado em um projeto estrutural. Mais uma vez lembro de projetos “prontos” na internet “por ai”. Não é preciso dizer que a maioria das obras construídas em área urbana já tem ou terá uma obra vizinha. Em um projeto estrutural de qualidade, as informações dessas obras adjacentes são consideradas em sua concepção, principalmente quando a obra que você está projetando podem modificar o estado de equilíbrio das fundações das obras vizinhas. Esse desequilíbrio pode ser causado por escavações ou qualquer ação que possam provocar vibrações no solo.

A falta de análise das condições de projetos e construção das obras adjacentes podem provocar ações de responsabilidade civil ao projetista, além de colocar em risco a segurança das pessoas que executam a obra ou habitam a edificação vizinha.

Moro de arrimo, já ouviram falar? Pois é, a grande maioria das obras embargadas tem este tipo de problema, pois não foi visto isso.

Por isso, apesar de ser muitas vezes desprestigiada, é altamente recomendada a análise das obras vizinhas, principalmente quando:

  • Houver escavação junto a divisa
  • Execução de fundações que imponham vibrações ao terreno
  • Adjacência a obras históricas
  • Edificações com estrutura precária
  • Houver possibilidade de existência de patologias já existentes.

Planejamento e Gestão de obra

O planejamento de obra é uma etapa essencial para garantir o sucesso de um empreendimento – e de uma empresa! No Brasil nós temos o costume de planejar os projetos até um certo ponto e depois improvisar conforme o que aparece, e é aí que costumam ocorrer as perdas, desperdícios e atrasos. Um planejamento de obra cuidadoso auxilia a manter os imprevistos e o caos das obras sob controle, prevendo as entregas e mantendo as atividades dentro do prazo

Calculo estrutural concreto armado: entenda a sua importância e saiba como ele é feito

Vai construir, projetar ou desenhar uma casa? Você já ouviu falar sobre Calculo estrutural concreto armado e a sua importância nessas horas?

Antes de executar qualquer obra, é importante lembrar de que se faz necessário um estudo para que tudo seja feito adequadamente, seguindo as determinações previamente calculadas para haver mais segurança para os colaboradores.

Após feito, um projeto que não atenda esses requisitos pode não ser liberado para habitação ou ter problemas difíceis de resolver, ocasionando prejuízos e necessidade de refazê-lo para os moradores.

Por isso, neste conteúdo, iremos explicar brevemente o que é esse cálculo, para que serve e como é feito. Acompanhe a seguir e fique por dentro do que você não deve esquecer de garantir antes de começar.

O que é Calculo estrutural concreto armado?

Primeiramente, é importante entender a conceituação do tema. Esse procedimento se refere a todos os cálculos matemáticos e físicos feitos antes de construir uma edificação. Serve para garantir que tenha resistência, seja segura e bem dimensionada para aguentar todos os esforços a que está sujeita.

Com isso, é possível ter certeza de que a sustentação da estrutura dará conta de apoiar a construção. Nele são verificados aspectos como detalhes de vigas, lajes e pilares, por exemplo, calculando as dimensões e a armadura.

O volume de concreto, os formatos, as forças e os níveis envolvidos também são verificados. Desse modo, o construtor tem parâmetros previamente analisados para proceder com a obra sem se preocupar com algo estar inadequado.

Qual é a importância dele?

Como você pode ter percebido, o cálculo estrutural é fundamental para ser dado o passo de construir. Além disso, é uma ótima forma de garantir que seja comprado e utilizado tudo conforme a necessidade, evitando desperdícios.

Com ele, é possível então otimizar os custos envolvidos na construção. Isso permite melhor gerenciamento da obra e do orçamento. É importante considerar ainda que existem softwares que auxiliam no cálculo computacional dos projetos, desse modo, obtém-se mais agilidade e precisão.

Verificando diferentes necessidades com Calculo estrutural concreto armado

O Calculo estrutural concreto armado tem grande importância na verificação da resistência estrutural – também das combinações de carregamento extremo durante o tempo que o imóvel durar, analisando pesos, impactos de cargas móveis e outras características similares.

Em outras palavras, isso também tem relação com a finalidade de cada imóvel. Dependendo do que estiver sendo projetado para existir ali, esse cálculo pode considerar um ou outro fator diferente.

Se é uma casa para habitação normal, é natural que as cargas e os esforços não sejam os mesmos do que um galpão que servirá para acomodar itens de muito peso. A mesma coisa acontece com um local que funcionará para eventos ou uma fábrica com grande movimentação de veículos pesados, para citar outra hipótese.

Nesse sentido, o cálculo estrutural irá analisar essas variáveis para garantir que a construção tenha dimensões, condições e materiais próprios suportar todas essas atividades previstas.

Como Calculo estrutural concreto armado é feito?

É muito relevante ressaltar que o cálculo estrutural normalmente tem etapas e deve ser feito por um profissional habilitado com todos os conhecimentos técnicos necessários para isso.

O especialista, chamado engenheiro calculista, deve ter também ciência das normas técnicas envolvidas no projeto estrutural. Ter conhecimentos dos parâmetros que definem as cargas, as forças de ventos, a execução das fundações, entre outras, também é importante.

Para finalizar, ressalta-se que o cálculo é dividido em fases. Elas vão desde a chamada concepção estrutural, em que é definido o sistema da obra, até o pré-dimensionamento dos elementos (como lajes e vigas) e as opções usadas nelas e nas fundações.

Em seguida, são determinadas e mensuradas ações de segurança, verificando a que ações a construção será submetida. Por fim, são detalhados os elementos estruturais, no caso do concreto, e emitida uma ART, que é um documento assinado pelo profissional responsabilizando-se tecnicamente.

Qual a importância de realizar o Calculo estrutural concreto armado?

O principal objetivo do cálculo estrutural é fazer com que o sistema da obra seja executado de maneira segura, pois é através do cálculo e dimensionamento dos elementos estruturais que se torna capaz prever o correto comportamento estrutural de seus elementos.

Um projeto no qual o Calculo estrutural concreto armado é realizado de maneira incorreta tende a causar inúmeros transtornos para a edificação.

Sem o correto cálculo dos elementos estruturais podem ocorrer superdimensionamentos das estruturas e dos materiais, impactando o andamento da obra, além de causar graves problemas estruturais que podem comprometer a edificação como um todo.

Quais os elementos que devem ser considerados no Calculo estrutural concreto armado?

Ao iniciar o Calculo estrutural concreto armado é importante ter definido o tipo de sistema de estruturas que será utilizado, bem como entender de um modo geral os elementos que os constituem para realizar a elaboração dos cálculos.

Elementos estruturais

Os elementos estruturais geralmente são classificados como isostáticos, hiperestáticos ou hipoestáticos e dependem do tipo de sistema estrutural que será adotado.

Esquema ilustrativo que demonstra os principais elementos que compõe uma estrutura

Os elementos mais comuns são vigas, pilares, lajes, fundações e pórticos, treliças etc.

Esforços e deformações

Os esforços e deformações devem ser avaliados com cautela pelo responsável pelo cálculo estrutural. O desempenho da estrutura é estabelecido pelos deslocamentos exercidos pela estrutura.

As deformações ocorrem por meio da capacidade de elasticidade do material, que pode ser concreto, aço, madeira e demais. Quanto maior a tensão exercida no material maior será sua deformação.

Cargas

De forma geral, as cargas funcionam em uma estrutura por meio das forças externas aplicadas em seus elementos estruturais.

Esquema ilustrativo que demonstra a distribuição de cargas em uma estrutura

As cargas que geralmente atuam em uma estrutura podem ser: seu peso próprio, cargas acidentais, cargas móveis, impactos e vibrações, fenômenos naturais (chuva, vento, temperatura etc.)

Existem também cargas excepcionais decorrentes de incêndios, explosões, empuxos de terra, impacto de ondas e movimentações da maré, dentre outros.

Por isso, ao elaborar o cálculo estrutural de determinada estrutura devem ser considerados os locais, o entorno, a expectativa da vida útil estrutural e demais aspectos relevantes.

Dimensões dos elementos

Após entender como se dão os esforços, a deformação e as cargas dos elementos estruturais, finalmente será possível entender como devem ocorrer o seu dimensionamento, devendo este ser realizado de acordo com o sistema estrutural utilizado.

Desenhos técnicos do projeto estrutural

O recomendável é que o Calculo estrutural concreto armado ocorra simultaneamente ao projeto estrutural, por isso é importante ter acesso aos desenhos técnicos de todos os elementos estruturais do projeto.

Como realizar o Calculo estrutural concreto armado?

Para realizar o Calculo estrutural concreto armado é importante entender que serão utilizados conhecimentos das áreas de matemática e da física. Além disso, também é válido lembrar que a realização do cálculo depende do sistema estrutural escolhido.

Ao combinar todos estes conhecimentos é possível compreender o comportamento das estruturas e fazer com que elas suportem seu próprio peso e distribuam suas cargas adequadamente.

Ao considerar o Calculo estrutural concreto armado de uma residência por exemplo, é importante mentalizar que o projeto estrutural possui muitas etapas que variam desde a concepção estrutural até os dimensionamentos e detalhamentos estruturais.

Para iniciar o Calculo estrutural concreto armado é imprescindível que se tenha acesso ao projeto arquitetônico previamente, a partir disso será possível definir o sistema estrutural da edificação. Os sistemas estruturais mais utilizados são:

  • Alvenaria;
  • Steel frame;
  • Wood Frame;
  • Estrutura de concreto;
  • Dentre outros.

Outra etapa fundamental é a locação e pré-dimensionamento dos elementos estruturais, sendo estes: as vigas, as lajes, os pilares etc. Nesse momento também é preciso estabelecer soluções a ser utilizadas nas fundações e nas lajes.

Pré-dimensionamento dos elementos estruturais vigas, pilares e lajes

No que diz respeito as definições de ações sofridas pela estrutura, a NBR 8681/2003 que trata das ações e segurança das estruturas, deve ser consultada e ter suas orientações consideradas.

As etapas finais geralmente envolvem o dimensionamento e detalhamento dos elementos estruturais, sendo estes realizados com base nos esforços sofridos pela estrutura.

Por fim, a finalização do cálculo estrutural se dá através da emissão dos documentos, no memorial de cálculos estruturais que deve estar junto a ART (Anotação de responsabilidade técnica) e das pranchas do projeto estrutural.

Quais as vantagens do projeto estrutural para a construção?

O projeto estrutural é uma das partes mais importantes de qualquer obra, independentemente do seu porte. Afinal, é ele que vai ajudar o engenheiro a dispor de uma série de informações preliminares capazes de influenciar até mesmo no valor a ser cobrado pelo projeto, além de contribuir para a economia de materiais e oferecer mais agilidade produtiva.

Quer entender como o projeto estrutural pode ser o diferencial das suas obras? Então confira o conteúdo que preparamos a seguir!

O que é um projeto estrutural?

Definimos como projeto estrutural (também conhecido como cálculo estrutural) o conjunto de informações a respeito do dimensionamento de toda estrutura que fará parte de uma edificação. Nesse sentido, podemos incluir tudo referente a:

  • vigas;
  • lajes;
  • estruturas metálicas;
  • pilares;
  • fundação;
  • alvenaria estrutural.

Com isso, a ideia é que o projeto estrutural seja utilizado como um instrumento, cujo objetivo é trazer mais segurança na condução da obra, economia no planejamento do orçamento e na própria resistência e durabilidade do empreendimento.

Por que o projeto estrutural é importante?

Entre muitos outros aspectos, o projeto estrutural é importante para dar mais segurança e também colaborar na redução de custos de realização da obra.

A importância do projeto estrutural se define por:

  • obter precisão nos cálculos, sendo capaz de evitar custos desnecessários para a conclusão da obra;
  • ajudar a evitar erros de dimensionamento, que podem apresentar problemas em revestimentos ou mesmo no teto e paredes da estrutura;
  • ajudar na escolha dos melhores recursos e suas aplicações, assegurando a máxima qualidade possível na obra;
  • ser requisito para aprovação em prefeituras;
  • possibilitar uma previsão de futuras ampliações;
  • ser compatível com outros projetos da obra;
  • definir o melhor sistema estrutural para as edificações;
  • possibilitar a racionalização no uso de materiais;
  • promover o posicionamento correto das peças estruturais;
  • seguir à risca as normas técnicas.

A parte da profissão que se dedica ao projeto estrutural é chamada de engenharia estrutural. E é graças a esses conhecimentos que se determinam fatores como: materiais e geometria de elementos estruturais capazes de fazer uma ponte aguentar o tráfego ou um prédio muito alto suportar um terremoto, por exemplo.

Quais as vantagens que o projeto estrutural para a construção civil?

Lendo o tópico acima, já dá para perceber que o projeto estrutural é uma etapa muito importante em qualquer obra, não é mesmo? Agora veja algumas vantagens de começar a utilizá-lo.

– Garantia de segurança da edificação

É inegável que um projeto estrutural em mãos confere mais qualidade à obra – principalmente no que diz respeito à segurança da edificação e de todos os envolvidos. Afinal de contas, cada etapa é minuciosamente planejada, o que faz com que o trabalho flua em alinhamento com o cronograma e não de maneira apressada e descuidada. 

Sem falar que o cálculo correto dos dimensionamentos faz com que ocorram menos imprevistos e, consequentemente, torna o trabalho mais seguro.

– Melhor ajuste e dimensionamento das estruturas

Como dissemos anteriormente, uma estrutura superdimensionada ou subdimensionada pode acarretar em problemas futuros e estruturais em uma edificação, como trincas nos revestimentos, no teto e nas paredes. Em uma proporção maior, isso pode ocasionar até mesmo desabamentos.

Já com o projeto estrutural, todo o cálculo é milimetricamente realizado para que o encaixe seja perfeito. Assim, a estrutura se mostra mais robusta, sólida e durável.

– Racionalização no uso dos materiais

A redução de custos é uma preocupação contínua na área de construção civil. Isso porque, muitas vezes, é difícil manter o controle sobre tudo o que acontece nos canteiros de obras. Entre as dificuldades, podemos citar o cálculo da produtividade do maquinário, que gera despesas extras e problemas quando o cronograma não é seguido durante os trabalhos.

Por sua vez, o projeto estrutural delimita o uso de materiais de acordo com o que foi calculado para a conclusão da obra. Dessa maneira, o controle é mais rígido, há economia no uso de equipamentos e a produtividade é alinhada com os objetivos de cada etapa da obra.

– Definição do melhor sistema estrutural para a construção

Uma das etapas do projeto estrutural para a construção consiste em definir o melhor sistema estrutural. Esta etapa é de suma importância para reduzir os custos da obra sem que se perca qualidade no processo produtivo. Afinal, o cálculo é feito com base na opção que vai oferecer mais durabilidade, resistência e segurança à edificação.

– Futuras manutenções facilitadas

Um projeto bem planejado conta com processos que visam tornar as manutenções mais ágeis. Com tudo detalhado no papel e de maneira otimizada, a estrutura em si torna-se mais fácil de compreender, identificar e, também, prática de realizar manutenções.

Isso sem falar que, conforme já apontamos anteriormente, o projeto estrutural pode prever futuras ampliações. Um diferencial e tanto para que a obra se torne mais flexível e personalizada. Assim, a edificação pode ser modificada de maneira otimizada e gerar economia futuramente.

– Facilidade de controle

Obras fora do controle são um sinônimo de caos na construção civil. Afinal de contas, todo o trabalho deve operar com a precisão mecânica de um relógio.

Cada engrenagem precisa estar alinhada com todos os elementos do dispositivo para gerar harmonia completa. Quando um elemento foge do planejado, atrasos ocorrem.

Com o projeto estrutural, tudo já foi previamente calculado e previsto. Assim, o controle é mais fácil de ser mantido e cobrado, sendo possível até mesmo antecipar os custos da obra, como o cálculo da hora/máquina dos equipamentos utilizados.

– Técnica executiva simplificada

Imagine que montar um carro em miniatura, sem o seu manual de instruções, é uma tarefa muito mais desafiadora — para dizer o mínimo. O projeto estrutural atua como o guia de instruções por assim dizer, pois confere toda a técnica executiva que será aplicada.

Isso se traduz em uma produção mais harmônica, ágil e segura, além de reduzir significativamente a ocorrência de imprevistos (que são naturais em uma obra). O que nos leva à última vantagem do projeto estrutural para a construção.

– Otimização da mão de obra

Não é apenas o maquinário que se beneficia de um projeto estrutural na obra. A mão de obra também tem muito a ganhar, pois passa a ser utilizada de maneira mais eficiente, sem gargalos produtivos, uma vez que toda a condução já está calculada e prevista.

Ou seja: com tudo o que vimos até aqui, é seguro definir que o projeto estrutural visa, acima de tudo, a economia em suas construções — mas acompanhada de diversas outras vantagens que podem agregar muito mais valor ao seu negócio.

Como se faz um projeto estrutural?

Para a elaboração de um projeto estrutural são utilizados conhecimentos de ciências dos materiais, matemática e mecânica aplicada. Com essa combinação de áreas do conhecimento, é possível compreender como as estruturas suportam seu próprio peso, assim como das cargas que recebem. 

Para isso, são usados softwares especializados, que ajudam do desenho ao projeto de estruturas, com precisão máxima. Esses aplicativos também conseguem considerar cargas ambientais, como ventos e terremotos. 

Entenda a seguir as etapas do projeto estrutural e como acontece seu processo de criação.

Etapas e o processo de elaboração

A elaboração do projeto segue geralmente cinco etapas, cujo objetivo é otimizar o processo como um todo. Antes de passar de uma etapa para outra, é preciso realizar uma revisão, de forma a evitar retrabalhos.

1. A concepção estrutural

É nesta etapa que são definidos os sistemas de estruturas, como concreto pré-moldado, estruturas metálicas, concreto armado convencional, etc. 

Aqui é importante que todos os elementos presentes no projeto estrutural sejam relacionados, para que o arranjo geral seja feito da melhor forma. Para isso, devem ser considerados fatores como aspectos financeiros (durabilidade e custo), estéticos e de segurança.

2. Análise estrutural

Nesta fase são feitos os cálculos dos efeitos que geram a combinação dos materiais, escolhidos na primeira etapa.

Na análise estrutural deve acontecer o estudo de comportamento de componentes estruturais e mecânicos quando cargas e esforços são aplicados sobre eles. Sem esta etapa, o projeto pode correr riscos.

3. Síntese estrutural

Na terceira fase são feitas avaliação e verificação, visando descobrir se existe a necessidade de que outros modelos estruturais sejam estabelecidos.

4. Dimensionamento e detalhamento

Aqui é onde normalmente se usa um software de cálculo estrutural, com a finalidade de definir as medidas das áreas de aço (em estruturas de concreto). É também nesta fase que são estudados fatores como resistência do concreto, cargas permanentes e acidentais, ação dos ventos e o clima.

5. Emissão de pranchas e documentação

Nesta fase são gerados esses elementos que representam as características do projeto, bem como suas formas e armação das estruturas.

Com cortes, plantas e todos os outros elementos de estrutura detalhados, é o momento de organizar em pranchas, que são encaminhadas ao contratante e têm todas as informações necessárias para que a estrutura da obra seja executada.

Depois de todas essas fases executadas, será possível entregar o projeto final ao cliente e ao arquiteto. Ao entregar um projeto estrutural é importante que ele seja acompanhado da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) que ratifica, legalmente, a responsabilidade do engenheiro civil pela estrutura desenvolvida.

Em alguns casos, o projeto estrutural ainda poderá ser acompanhado do memorial descritivo, da memória de cálculo e da planilha de quantidades. E também pode ser acordado que o engenheiro responsável fará visitas regulares durante a execução da obra.

O que preciso saber antes de começar o projeto estrutural?

Antes de dar início ao projeto estrutural, contudo, é muito importante que o profissional faça um bom levantamento de várias informações que ajudarão na elaboração e na condução dele. Veja as mais importantes.

Projeto arquitetônico

Não existe como pensar em um projeto estrutural sem que antes exista um projeto arquitetônico. Porém, aqui vale uma ressalva importante: muitas vezes, o projetista estrutural acaba recebendo do arquiteto apenas o projeto já aprovado na Prefeitura. Isso significa que esse documento já passou por várias modificações – e nem o cliente, nem o arquiteto desejam que novas mudanças sejam realizadas, dificultando na hora de fazer as adaptações estruturais.

Por isso, é muito importante que o responsável pelo projeto estrutural comece a trabalhar logo cedo, inclusive enquanto o projeto arquitetônico está sendo desenvolvido, oferecendo uma solução estrutural de acordo com as ideias do arquiteto e do cliente.

Sondagem do terreno

O laudo de sondagem do terreno está diretamente relacionado à segurança da obra – e deve ser feito mesmo em projetos de pequeno porte. Além disso, esse documento ajuda muito a economizar, já que evita incertezas quanto ao dimensionamento.

Se, mesmo assim, o cliente não quiser realizar a sondagem, converse com ele e mostre casos reais de como essa “economia” na verdade poderá custar bem caro em longo prazo.

Levantamento topográfico

Normalmente não precisa ser realizado em todas as obras, apenas naquelas nas quais o terreno é acidentado. Nesses casos, o estudo será usado para definir as estruturas de contenção necessárias e as cotas das fundações. 

O profissional poderá visitar pessoalmente o terreno ou solicitar fotos para o cliente, analisando se existe ou não a necessidade do levantamento.

Edificações vizinhas

Se existem construções adjacentes, é fundamental que o profissional conheça as condições e as construções dessas obras antes de fazer o seu projeto estrutural. Isso é muito importante em várias situações. Por exemplo, pode ser que a sua obra envolva escavações – e essa ação poderá modificar o equilíbrio das fundações vizinhas, provocando danos nas casas adjacentes.

Além do prejuízo financeiro, não se atentar a isso ainda pode colocar em risco a vida das pessoas que residem no entorno. O melhor a fazer para evitar toda essa dor de cabeça é proceder uma inspeção prévia e, se for possível, solicitar os projetos executivos das obras próximas.

Macroambiente da obra

A norma NBR 6118 exige que o engenheiro defina a classe de agressividade ambiental da construção, avaliando o risco de deterioração da estrutura, considerando os aspectos geográficos e ambientais.

Assim, é preciso definir se a sua obra será realizada em ambiente urbano, rural, industrial ou marinho, lembrando que cada macroambiente pode influenciar na definição de outros parâmetros do seu projeto estrutural.

Planejamento da execução da obra

A execução da obra interfere diretamente no projeto estrutural. Saber de antemão se a laje será concretada a cada 28 ou 7 dias interfere diretamente na capacidade da laje em resistir aos carregamentos dos pavimentos superiores. Isso faz com que você tenha de planejar sistemas de escoramento para resistir aos esforços da obra naquela fase.

Se você não conhece esse cronograma, pode realizar um projeto estrutural falho, comprometendo a segurança e a durabilidade da obra. Por isso, sempre solicite o plano de execução ou converse com o responsável pela obra.

Preferências do cliente

Conversar com o cliente é indispensável em qualquer fase da obra, e no projeto estrutural isso não é diferente. Afinal, ele poderá optar por determinada solução técnica ao invés de outra que você tinha pensado. 

Lembre-se que a obra é do cliente e por isso é importante conhecer as expectativas dele antes de realizar o projeto estrutural.

Definição do sistema estrutural

Acontece a partir da coleta de informações como: sondagem do terreno, obras vizinhas, disponibilidade de material e de mão de obra, entre outras, que o engenheiro poderá definir o sistema estrutural mais indicado em parceria com o arquiteto. Os mais usados são:

  • alvenaria estrutural;
  • concreto armado;
  • estrutura metálica;
  • parede de concreto;
  • concreto protendido.

Após esta fase, será realizado o cálculo da estrutura, considerando processos de análise estrutural, técnicas, softwares e normas específicas para cada sistema estrutural.

Como você viu, o projeto estrutural é extremamente importante em qualquer tipo de obra, capaz de trazer mais segurança às edificações e também economia de recursos (tanto materiais, como humanos).

PROJETO EM ESTRUTURA METALICA: 7 MOTIVOS PARA ADOTAR ESSA SOLUÇÃO

 A estrutura metálica é um sistema construtivo que utiliza perfis de aço para a construção de pilares, vigas, treliças e outros elementos estruturais da edificação. Esse método construtivo é amplamente utilizado na construção civil, tanto em edifícios comerciais e industriais como em residenciais.

Algumas das principais vantagens da estrutura metálica são: Rapidez na construção: a estrutura é produzida de forma industrializada e montada no canteiro de obras, o que permite uma maior rapidez na execução da obra.

Redução de desperdício: como as peças são produzidas sob medida, há uma redução significativa de desperdício de materiais. Flexibilidade de projeto: a estrutura metálica permite uma grande flexibilidade de projeto, possibilitando a execução de diferentes tipos de acabamento e disposição de paredes. Economia de energia: a estrutura de aço possui baixa condutividade térmica, o que proporciona uma economia de energia com a utilização de ar condicionado ou aquecedores.

Resistência e durabilidade: o aço possui alta resistência e durabilidade, tornando a construção mais resistente a intempéries e fatores externos. No entanto, é importante ressaltar que a estrutura metálica também possui algumas desvantagens, como a necessidade de mão de obra qualificada e a complexidade do projeto estrutural.

Além disso, é fundamental garantir a qualidade dos materiais utilizados e a execução correta das etapas da obra para garantir a segurança e a durabilidade da construção.

MOTIVOS PARA ADOTAR Existem diversos motivos para adotar a solução da estrutura metálica na construção de uma edificação, entre eles estão: Rapidez de execução: a estrutura metálica é produzida de forma industrializada e pré[1]fabricada, o que permite uma montagem rápida no canteiro de obras. Isso resulta em um tempo de construção reduzido em relação a outros métodos construtivos.

Flexibilidade de projeto: a estrutura metálica oferece grande flexibilidade de projeto, permitindo a execução de diferentes tipos de edificações, como galpões, hangares, escolas, residências, entre outros. Redução de custos: a produção industrializada das peças permite uma redução significativa de desperdício de materiais, o que impacta diretamente no custo final da construção.

Sustentabilidade: o aço utilizado na estrutura metálica é um material reciclável e possui longa vida útil, contribuindo para a sustentabilidade da construção. Resistência e durabilidade: a estrutura metálica oferece alta resistência a fatores externos, como ventos e abalos sísmicos, e possui uma durabilidade superior a outros materiais.

Facilidade de manutenção: a manutenção da estrutura metálica é mais fácil em relação a outros métodos construtivos, já que as peças podem ser inspecionadas e reparadas com maior facilidade.

Em resumo, a adoção da solução da estrutura metálica pode trazer vantagens como a redução de custos, a rapidez na execução, a flexibilidade de projeto, a sustentabilidade, a resistência e a durabilidade da construção.

No entanto, é importante que a execução da obra seja realizada por profissionais qualificados e que sejam seguidas as normas técnicas e de segurança para garantir a qualidade e a segurança da edificação.

PROJETO O projeto de uma estrutura metálica deve levar em conta diversos fatores para garantir a segurança, a durabilidade e a eficiência da edificação. Alguns aspectos importantes a serem considerados são:

Características do terreno: o terreno onde a edificação será construída deve ser avaliado para verificar a sua capacidade de suporte, a existência de lençóis freáticos ou outras características que possam afetar a construção.

Cargas estruturais: as cargas que serão suportadas pelos elementos estruturais devem ser calculadas, considerando o peso da própria construção, a sobrecarga de uso e as forças externas como ventos e abalos sísmicos.

Dimensionamento dos elementos estruturais: os pilares, vigas, treliças e outros elementos da estrutura devem ser dimensionados para suportar as cargas previstas, levando em conta a espessura e a resistência do aço. Escolha dos materiais: os materiais utilizados na estrutura metálica devem ter qualidade e resistência adequadas, para garantir a segurança e a durabilidade da construção.

Projeto arquitetônico: o projeto arquitetônico deve ser compatibilizado com a técnica construtiva da estrutura metálica, levando em conta as possibilidades e limitações da construção. Execução da obra: a execução da obra deve ser realizada por profissionais qualificados, que estejam familiarizados com a técnica construtiva da estrutura metálica e com as particularidades do projeto.

Segurança: a estrutura metálica deve ser projetada e construída seguindo as normas técnicas e de segurança, para garantir a segurança dos usuários e da construção. Em resumo, o projeto de uma estrutura metálica deve levar em conta diversos aspectos, desde a análise do terreno até a escolha dos materiais e a execução da obra, para garantir uma construção segura, durável e eficiente.

É importante contar com profissionais qualificados e experientes em projetos de estrutura metálica para garantir a qualidade e segurança da construção

PROJETO DE ALEVENARIA ESTRUTURAL: RAPIDEZ, ECONONIA ERACIONALIZAÇÃO DO SEU EMPREENDIMENTO

A alvenaria estrutural é um método de construção em que as paredes de alvenaria são utilizadas como elemento estrutural da edificação, substituindo as tradicionais vigas e pilares. Esse tipo de construção é caracterizado pela utilização de blocos de concreto ou tijolos cerâmicos, que são unidos

por meio de argamassa. Uma das principais vantagens da alvenaria estrutural é a redução do tempo de construção e dos custos, uma vez que dispensa a construção de vigas e pilares, além de permitir a execução de diferentes tipos de acabamento. Além disso, a alvenaria estrutural pode oferecer uma boa resistência ao fogo e ao vento, bem como uma boa capacidade de isolamento acústico e térmico.

No entanto, é importante ressaltar que a alvenaria estrutural requer um projeto bem elaborado, levando em conta as cargas que serão suportadas pelas paredes e os cuidados necessários para evitar trincas e fissuras.

Além disso, a qualidade dos materiais e da mão de obra é fundamental para garantir a durabilidade e a segurança da construção. A alvenaria estrutural possui vantagens e desvantagens, que devem ser consideradas antes de escolher este método construtivo.

Algumas delas são: Vantagens: Redução de custos: a alvenaria estrutural pode reduzir o tempo e o custo da construção, uma vez que dispensa a construção de vigas e pilares. Rapidez de construção: as paredes de alvenaria são construídas de forma rápida e prática, reduzindo o tempo de construção da edificação.

Flexibilidade de projeto: a alvenaria estrutural permite uma grande flexibilidade de projeto, com a possibilidade de execução de diferentes tipos de acabamento. Resistência: as paredes de alvenaria podem oferecer uma boa resistência ao fogo e ao vento, além de um bom isolamento térmico e acústico.

Desvantagens: Restrição de projeto: a alvenaria estrutural pode restringir algumas possibilidades de projeto, como a execução de grandes vãos ou curvas.

Dificuldade de alterações: qualquer alteração na planta da edificação pode ser mais difícil e onerosa, já que as paredes são elementos estruturais da construção. Mão de obra qualificada: a alvenaria estrutural requer mão de obra qualificada, que deve estar familiarizada com a técnica construtiva e as particularidades do projeto. Controle de qualidade: é fundamental garantir a qualidade dos materiais e a execução correta das paredes, para garantir a segurança e durabilidade da construção.

A alvenaria estrutural e a estrutura em concreto armado são dois métodos construtivos bastante utilizados na construção civil, e ambos possuem vantagens e desvantagens.

Algumas comparações entre os dois métodos são: Projeto: a alvenaria estrutural tem maior flexibilidade de projeto do que a estrutura em concreto armado, permitindo diferentes tipos de acabamento e disposições de paredes. Já a estrutura em concreto armado tem a vantagem de permitir a execução de grandes vãos e de ser mais facilmente adaptada a terrenos irregulares.

Tempo de construção: a alvenaria estrutural pode ter um tempo de construção mais rápido do que a estrutura em concreto armado, uma vez que dispensa a construção de vigas e pilares. No entanto, a qualidade da mão de obra pode afetar a velocidade da construção.

Resistência: a estrutura em concreto armado é mais resistente do que a alvenaria estrutural, permitindo a execução de edificações mais altas e com maior carga. No entanto, a alvenaria estrutural pode ter uma boa resistência ao fogo e ao vento.

Manutenção: a estrutura em concreto armado tem uma manutenção mais fácil do que a alvenaria estrutural, já que as vigas e pilares podem ser inspecionados e reparados mais facilmente do que as paredes de alvenaria.

Além disso, a estrutura em concreto armado é mais durável do que a alvenaria estrutural. Custo: o custo da alvenaria estrutural pode ser menor do que o da estrutura em concreto armado, uma vez que dispensa a construção de vigas e pilares.

No entanto, a qualidade da mão de obra pode afetar o custo final da construção em ambos os métodos. Em resumo, a escolha entre a alvenaria estrutural e a estrutura em concreto armado deve levar em conta as características do projeto, o tempo e o custo da construção, a durabilidade e a resistência desejadas, além da disponibilidade e qualidade da mão de obra.

O projeto de uma construção em alvenaria estrutural deve levar em conta diversos fatores para garantir a segurança, a durabilidade e a eficiência da edificação.

Alguns aspectos importantes a serem considerados são: Características do terreno: o terreno onde a edificação será construída deve ser avaliado para verificar a sua capacidade de suporte, a existência de lençóis freáticos ou outras características que possam afetar a construção.

Cargas estruturais: as cargas que serão suportadas pelas paredes de alvenaria devem ser calculadas, considerando o peso da própria construção, a sobrecarga de uso e as forças externas como ventos e abalos sísmicos. Dimensionamento das paredes: as paredes devem ser dimensionadas para suportar as cargas previstas, levando em conta a espessura dos blocos, a resistência da argamassa e o espaçamento das ferragens.

Escolha dos materiais: os materiais utilizados na alvenaria estrutural devem ter qualidade e resistência adequadas, para garantir a segurança e a durabilidade da construção. Projeto arquitetônico: o projeto arquitetônico deve ser compatibilizado com a técnica construtiva da alvenaria estrutural, levando em conta as possibilidades e limitações da construção.

Execução da obra: a execução da obra deve ser realizada por profissionais qualificados, que estejam familiarizados com a técnica construtiva da alvenaria estrutural e com as particularidades do projeto. Em resumo, o projeto de uma construção em alvenaria estrutural deve levar em conta diversos aspectos, desde a análise do terreno até a escolha dos materiais e a execução da obra, para garantir uma construção segura, durável e eficiente